quarta-feira, 14 de setembro de 2016

BRUXA DE BLAIR


O estilo found footage (esses filmes apresentados a partir do ponto de vista de uma câmera dentro da trama) acabou se tornando refém de sua própria popularidade, com produções que entendem cada vez menos que é a naturalidade e casualidade das filmagens subjetivas que causam o terror almejado pelos roteiros – REC, Cloverfield: Monstro e os dois primeiros Atividade Paranormal são exemplares eficientes justamente por compreenderem essa dinâmica. Portanto, é sintomático que o sub-gênero tenha retornado ao projeto que o tornou famoso, A Bruxa de Blair - que também acertava ao apostar na simplicidade. Funcionando então como continuação e, ao mesmo tempo, reboot da “franquia” (o segundo e péssimo filme é sumariamente ignorado), além de uma espécie de refilmagem do original, Bruxa de Blair (2016) faz um esforço honesto para atualizar a trama, lidando com uma realidade em que câmeras estão presentes de todas as formas, o que acaba sendo também o seu maior tropeço, já que essa diversidade de pontos de vista, a estabilidade pouco natural dos quadros e planos convenientes acabam retirando a crueza que é a alma desse tipo de narrativa.


Não que o projeto seja de todo um equívoco, ele tem a sua parcela de acertos. Apesar da técnica pouco verossímil, é preciso ressaltar que o longa consegue manter um tom incomodativo de suspense por toda a sua duração, o que é notável tendo em vista que ele faz pouco mais do que repetir as mesmas soluções do primeiro filme – com sequências como a das barracas sendo praticamente refilmadas. Já os últimos 15 minutos de projeção são bastante tensos, e percebam que é justamente porque nessa sequência final a câmera é inquieta e pouco óbvia. Porém, a mania de tentar assustar fazendo com que personagens entrem de supetão em quadro (acompanhados de um efeito sonoro ridículo) acaba soando trapaceira e, depois de repetida à exaustão, irritantemente previsível – e nem mesmo o cinismo proposital do roteiro, que coloca alguém pra falar “vocês tem que parar de fazer isso”, salva esse recurso de se tornar uma tola e óbvia tentativa de preencher o meio do filme com “sustos” - já que os verdadeiros arrepios chegam somente ao final.

Ainda mais decepcionante é perceber que o uso dos diversos tipos de câmeras (convencionais, em miniaturas, em drones) é desperdiçado pelo roteiro (já que algumas delas fariam pouca diferença), e pior, parece ter sido empregado apenas para atalhar a narrativa com soluções visuais para o espectador. “Ah, Yuri, mas como eles iriam mostrar os membros do grupo que se perdem na floresta e são raptados pela bruxa?”, bom, do mesmo modo que no primeiro filme, suponho, com os outros personagens dando falta deles. Além disso, ao mostrar essas sequências, o filme perde de criar tensão, já que não há duvidas sobre o que/como aconteceu aos desaparecidos. Não mencionei antes, já que tinha dito que era praticamente uma refilmagem, mas a trama gira em torno de um grupo de jovens fazendo um documentário, que se mete e se perdem em uma floresta assombrada – só que agora, ao invés de terem como foco a história da Bruxa de Blair, eles procuram por pistas sobre Heather, a irmã de James (James Allen McCune), que era protagonista do original.

Assim, bons momentos e ideias renovadoras acabam contrabalanceando a experiência com recursos preguiçosos e uma estrutura previsível, que ainda são agravados pela completa falta de empatia do elenco e a falta de sutileza da direção – “sugerir” deve ser um conceito muito ultrapassado para o filme. Menos assustador do que se julga, Bruxa de Blair é notoriamente melhor do que A Bruxa de Blair 2, mas não chega perto de repetir o pequeno sucesso narrativo que era o original.



NOTA: 5/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário