sexta-feira, 4 de outubro de 2013

APOSTA MÁXIMA



     Ir assistir a este novo filme estrelado por Justin Timberlake é como ganhar uma péssima mão de cartas. Você sabe que está preso a elas, tenta fazer um bom jogo aqui, blefar um pouco ali, passar a rodada acolá, mas no fim, sabe que vai sair perdendo. E não adianta ter dois valetes como carro-chefe, se o resto das figurinhas vem todas "bêbadas" não é? E pior ainda é quando até mesmo aquele suspense gostoso antes de comprar uma nova carta do baralho acaba te revelando uma que você já tem. Então cuidado, não arrisque, porque Aposta Máxima é, de fato, uma péssima aposta. E acredite, o roteiro do filme é tão ruim e sem graça quanto esta analogia estapafúrdia e a piada sem graça com a qual eu a terminei...

     O diretor Brad Furman parece realmente acreditar que está lidando com uma trama complexa, que guarda um final surpreendente para o espectador, quando deixa de perceber que na verdade ele está lidando com um roteiro que não se poupa de inserir uma cena onde um personagem faz perguntas artificiais para Richie (Justin Timberlake) apenas para que este possa convenientemente lhe explicar pontos importantes da trama. Que aliás, conta a história deste rapaz, que após ser trapaceado num site de jogos de azar, vai procurar o seu dono exilado na Costa Rica, Ivan (Ben Affleck), para alertá-lo da falha em seu sistema. O milionário se impressiona com o talento do garoto e acaba contratando-o para fazer melhorias em seu negócio. 

     Desde cedo o personagem de Affleck já é apresentado como o sujeito traiçoeiro e manipulador que é, o que faz de todo o suspense criado dentro do filme (todo baseado no fato de Ivan ser ou não um criminoso) um desperdício de tempo. E pior, se o filme se baseia em boa parte neste suspense, então o filme em si acaba sendo uma perda de tempo também. E quer saber? Não perderei mais meu tempo também escrevendo sobre isso... Basta dizer que é possível antecipar o final nos primeiro minutos, que todo o elenco (por mais que se esforcem) sofrem com papeis canastrões, e que nem mesmo eventuais acertos técnicos salvam Aposta Máxima de ser um entendiante produto cinematográfico.


NOTA: 3/10


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário